A Bolsa de Valores de São Paulo terminou a sexta-feira em alta, acompanhando a recuperação em Wall Street que se ajustou em relação à quinta-feira, quando não operou. O Ibovespa, principal índice da bolsa, avançou 0,52%na sessão, para 60.970 pontos. O volume financeiro foi de 3,6 bilhões de reais. A moeda norte-americana também encerrou o pregão com índice positivo. O dólar fechou em alta de 1,40%, cotado a R$ 1,805.
Numa semana atípica por conta dos feriados nos Estados Unidos e no Brasil, o índice referência do mercado brasileiro acumulou uma queda de 5,6%.
No dia, o mercado interno acompanhou o cenário mais tranqüilo nos Estados Unidos, onde os principais índices terminaram em alta acima de 1%, numa sessão menos movimentada em decorrência do feriado de Ação de Graças e de sessão mais curta.
As ações da Telebrás continuaram sua sequência de pregões em forte volatilidade e terminaram em alta de 17,39% as preferenciais e 32,26% as ordinárias.
Dólar
Agentes relataram que houve várias operações de saída na sessão do dólar. “Teve uma de 300 (milhões de dólares), é significativa. Falei com outros bancos, e era de 20, 30 (milhões cada). Muita saída institucional, e muita de dividendos”, disse Mario Battistel, gerente da Fair Corretora.
No começo do dia, a moeda chegou a operar em baixa, refletindo a alta das bolsas de valores e a falta de notícias ruins sobre o setor de crédito no exterior.
Mas a saída de cerca de US$ 300 milhões, expressa por uma compra no mercado futuro, desequilibrou um mercado que tinha volume abaixo da média.
Segundo Carlos Alberto Postigo, operador de câmbio da corretora Action, houve uma espécie de “efeito manada” a partir de então e, ao longo do dia, o dólar manteve a escalada.
Os operadores ouvidos pela Reuters não conseguiram identificar a origem da primeira operação. Mas, segundo Battistel, “há alguns dias já vêm aparecendo mais saídas do que entradas” por causa da incerteza com os prejuízos dos bancos estrangeiros e com o crescimento dos Estados Unidos.
Em Wall Street o Dow Jones fechou em boa alta de 1,42%, o S&P 500 subiu 1,69% e o índice de ações de tecnologia Nasdaq avançou 1,34%.
No mercado internacional as ações de financeiras tiveram um dia de alívio, sem notícias de novas perdas por conta da crise de crédito, e ajudaram na alta dos índices.