A secretaria de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec), juntamente com a rede de lojas de materiais para construção Todimo, Igreja Presbiteriana do Brasil e Centro de Habilitação Profissional (CHP), realizam – a partir desta segunda-feira (26.11), o curso em Técnicas de Empacotamento e Reposição, direcionado a 40 alunos de necessidades especiais matriculados nas escolas municipais, escolas especializadas e Sociedade Pestalozzi de Várzea Grande.
O curso será ministrado por profissionais de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que já tem parceria com redes de supermercado que apóiam a iniciativa de dar espaço aos alunos com deficiência, os quais – depois de cumprir 30 horas/aulas – já estão aptos a fazer o estágio supervisionado.
Segundo o secretário de Educação, Elismar Bezerra, a maioria dos alunos faz parte do Projeto de Inclusão que promove a democratização nas comunidades e contribui para a formação dos cidadãos. “Em 2006, cerca de nove alunos foram empregados por meio do Projeto de Inclusão. Este ano, a probabilidade de emprego é de 70%, sendo que as empresas têm, por lei, contratar 5% de portadores de necessidades especiais, então estamos investindo nesse grupo com a qualificação de trabalho”.
Elismar destaca que a Smec tem como prioridade capacitar a todos os interessados. “Temos alunos de unidades particulares de ensino buscando a qualificação. O curso está aberto aos estudantes de necessidades especiais de escolas estaduais, municipais e instituições. Priorizamos o encaminhamento ao mercado de trabalho, pois as atividades concretas são mais positivas que o desenvolvimento acadêmico”, destaca o secretário.