sábado, 23/11/2024
InícioCidadeEducação de VG e Senac abrem curso profissionalizante para alunos especiais

Educação de VG e Senac abrem curso profissionalizante para alunos especiais

Pelo menos 40 alunos especiais de Várzea Grande já estão matriculados para participarem de um curso de capacitação na área de supermercado, numa parceria entre a secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os participantes do treinamento receberão formação para empacotadores e repositores de supermercados e estabelecimentos afins.

O início do curso está marcado para o dia 21 deste mês, na Igreja Presbiteriana, de Várzea Grande, localizada na Avenida Couto Magalhães. O local é o mesmo onde a SMEC implantou o programa de inclusão digital, atendendo a 120 alunos com algum tipo de deficiência física e mental.

Segundo a coordenadora do Ensino Especial da SMEC, Neide Rondon, o diferencial deste curso é que não será apenas para estudantes da rede municipal de ensino. “O curso será estendido para estudantes especiais também da Sociedade Pestalozzi, Centro de Habilitação Profissional (CHP) e até um aluno do Colégio Notre Dame”, informa. A faixa etária dos estudantes beneficiados está entre 16 e 25 anos.

“Serão 12 horas de curso teórico e mais 18 de aulas práticas, num total de 30 horas. Com isso, o aluno estará capacitado para as duas funções”, assegura. Neide acrescenta que todos receberão certificado do Senac, que entra na parceria disponibilizando os professores e o material didático.

A coordenadora assinala que as empresas de maneira geral estão à procura de funcionários especiais, já que a lei determina que sejam reservadas algumas vagas para essas pessoas.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, professor Elismar Bezerra, há algum tempo a Smec já está desenvolvendo ações como esta, que promovem a inclusão social do deficiente. Ele ressalta que trabalhar com alunos especiais exige um trabalho específico e individualizado. “Não apenas o desenvolvimento da habilidade da escrita ou leitura, mas muitas outras variáveis”, completa.

No entendimento de Elismar, ao inserir uma pessoa especial no mercado de trabalho, estará mudando a vida dele e de toda a sua família. “A vida dessa pessoa, dessa família, ganha importância. É um trabalho social muito grande”, observa. O titular da pasta destaca ser fundamental esse trabalho em parceria com diversas entidades, porque estão ajudando a abrir as portas de outros mundos para esses alunos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes