Em pauta o Projeto Genesis Rap, que atua nas escolas levando conscientização sobre o perigo das drogas por meio da cultura do Hip Hop
Fonte: Assessoria
Uma equipe de documentaristas da Fundação para um Mundo Livre das Drogas, organização internacional criada nos Estados Unidos, está em Cuiabá esta semana para contar a história do Projeto Genesis Rap, capitaneada pelo mato-grossense Diógenes de Oliveira, o Jorjão. O diretor russo, Vladimir Malinovskiy, e o fotografo colombiano Juan Castro seguem documentando em Mato Grosso até início de julho.
“Estamos muito orgulhosos do Projeto Genesis Rap pelo trabalho de vanguarda na comunidade, educando os jovens na construção de um Brasil livre de drogas. E muito entusiasmados por estar no Brasil, um país lindo e cheio de beleza em todos os lugares, seu povo, a comida, a cultura, o futebol, a diversidade”, diz Juan Castro.
Entre agentes e apoiadores da causa está o deputado Beto Dois a Um (UB), que concedeu uma longa entrevista para a equipe de documentarias norte-americanos. Como apoiador da causa, Beto destacou a importância do Projeto Genesis Rap, que vem conscientizando milhares de jovens estudantes ao longo de uma década.
“Eu acredito que o esporte e a cultura são ferramentas fortíssimas no combate às drogas. E o Projeto Genesis Rap usa exatamente a cultura do Rap para conscientizar a juventude e combater esse mal que assola nossa juventude. O Jorjão é uma referência no assunto, tem todo meu respeito, seu trabalho é de suma importância. Precisamos muito de ações sócias como o Projeto Genesis Rap que consegue chegar com mais facilidade onde o poder público tem mais dificuldade”.
Reconhecimento
Na quarta-feira (09.05), durante a Sessão Plenária, Beto concederá Moção de Aplausos a Jorjão pelo trabalho realizado com os jovens desde 2013.
“Um gesto de reconhecimento pelo impactante trabalho que esse homem de boa-fé vem realizando com o Projeto Gênesis Rap em nossa comunidade. Sua dedicação em educar os jovens sobre os perigos das drogas e capacitá-los a fazer escolhas informadas é verdadeiramente louvável”, destaca Beto.
Sobre as políticas públicas no combate às drogas, Beto Dois a Um ressalta as dificultas enfrentadas no estado por conta de suas grandes fronteiras, mas destaca os avanços no governo Mauro Mendes.
“Mato Grosso faz um forte enfrentamento às drogas. Temos um corredor do trafico muito extenso, não é uma tarefa fácil, mas ano passado batemos recordes de apreensões, o que mostra o empenho do Governo do Estado e do poder público no enfrentamento às drogas. Mato Grosso tem hoje uma das policias mais preparadas para esse enfrentamento, mas não é um problema que se resolve do dia para a noite”.
Sobre Beto Dois a Um, Jorjão fala da parceria do parlamentar com o Projeto Genesis Rap e destaca seu empenho ao longo dos anos.
“O Beto tem grande sensibilidade para ouvir as demandas. Começamos essa parceria em 2019 e desde lá estamos juntos nesse projeto. Ele me orienta muito e contribui demais na melhoria das ações. Beto é um grande parceiro no combate às drogas e eu sou muito grato por tudo que ele tem feito no avanço dessa causa”, destaca Jorjão.
Projeto Gênesis Rap
Criado em 2013, o projeto Gênesis Rap atua nas escolas levando a conscientização sobre o perigo das drogas por meio da cultura do Hip Hop. Com o apoio do deputado Beto Dois a Um, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Governo do Estado, o projeto já alcançou aproximadamente 40 escolas da rede pública de ensino em Mato Grosso e mais de 30 mil estudantes das séries finais e ensino médio, além dos profissionais da educação.
“Graças aos esforços do Projeto Gênesis Rap, muitos estudantes estão agora tomando a corajosa decisão de levar vidas livre das drogas. Seu trabalho não só está salvando vidas, mas também moldando um futuro mais brilhante e saudável para nossa comunidade e para o estado de Mato Grosso”, conclui Beto Dois a Um.
Fundação para um Mundo Livre das Drogas
A Fundação para um Mundo Livre das Drogas é uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos que capacita os jovens e adultos com informações baseadas em fatos sobre as drogas para que eles possam tomar decisões baseadas em informação e viverem livres das drogas.
Através de uma rede mundial de voluntários, 77 milhões de livretos educacionais foram distribuídos, dezenas de milhares de eventos de conscientização sobre as drogas foram realizados em cerca de 180 países e anúncios de utilidade pública de A Verdade sobre as Drogas têm sido transmitidos em 787 canais de televisão. Esses materiais e atividades têm ajudado as pessoas de todo o mundo a entender os efeitos colaterais destrutivos das drogas e a decidirem por elas mesmas a não usar drogas.
A Fundação fornece as informações necessárias para que a pessoa comece uma atividade educativa e de prevenção na sua região.
Da redação do AltNotícias com informações da assessoria do deputado Beto Dois a Um