O prefeito Murilo Domingos autorizou a Secretaria de Serviços Públicos construir 500 gavetas no cemitério do Jardim Primavera. O processo entrará em fase de licitação e sua construção deverá ocorrer até o final do ano.
A intenção da prefeitura é otimizar os espaços, uma vez que a licença para autorização de um cemitério, emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente demora até dois anos. Com as gavetas, o espaço para o sepultamento de seis pessoas é ampliado em cinco vezes.
Segundo o titular da pasta, Benedito Pinto, serão 10 blocos com 50 gavetas. As pessoas sepultadas não precisam ser da mesma família. “São gavetas numeradas”, adianta.
Benedito Pinto ressalta que essa é a tendência dos novos cemitérios, pois a dificuldade em conseguir uma autorização em Várzea Grande é muito grande. “Temos que lembrar que a cidade é construída sobre várzea. Qualquer escavação atinge o lençol freático. Cemitérios com gavetas é uma realidade e uma necessidade, inclusive em Cuiabá”.
O secretário acrescenta que a demanda por sepulturas na cidade é imensa. Em alguns dias, chegam a 10 pedidos – sendo 90% de morte natural. Diante da falta de espaço, e um novo problema a ser enfrentado, Murilo Domingos autorizou a licitação da construção das gavetas.
Benedito Pinto destaca que Várzea Grande é um dos poucos municípios que não cobra taxa para fazer o sepultamento.