A rede terrorista Al-Qaeda recruta crianças e jovens para perpetrar atentados contra a Grã-Bretanha, advertiu nesta segunda-feira Jonathan Evans, o responsável pelo MI5, os serviços de inteligência britânicos.
“Enquanto estou falando, terroristas estão recrutando de forma metódica e específica a pessoas jovens e a crianças daquele país”, alertou Evans, em sua primeira intervenção pública desde que foi nomeado diretor do MI5, em abril passado.
Os terroristas “estão radicalizando, doutrinando e atraindo aos jovens e aos mais vulneráveis para que perpetrem ações terroristas”, garantiu o responsável pelos serviços de contra-espionagem internos.
“Este ano vimos indivíduos de só 15 ou 16 anos envolvidos em atividades vinculadas com o terrorismo”, acrescentou Evans numa conferência em Manchester para os chefes de redação dos grandes jornais britânicos.
Advertiu também que seus serviços combatem “a ameaça mais imediata e grave” dos 98 anos desde que foram criados.
Ele ainda detalhou que o número de pessoas identificadas por seus serviços que podem ter “vínculos com atividades terroristas” aumentou de 1.600 no ano passado para, pelo menos, 2.000 neste ano.
“Os ataques terroristas que assistimos contra o Reino Unido não são simplesmente conspirações casuais de grupos fragmentados e sem propósito”, afirmou.
US