A TV Assembléia é a primeira emissora entre os parlamentos brasileiros a transmitir seus sinais em canal aberto. Esta responsabilidade impõe à sua administração, a oportunidade de estabelecer uma universidade de programação com qualidade, além de suas funções que é o de destacar as ações parlamentares e institucionais da Casa de leis. Do regional ao erudito, do esporte ao jornalismo, da prestação de serviço ao entretenimento, a TV Assembléia avança em estilos e opções.
Programas ao vivo e gravados com produção e execução por profissionais lotados na TV e pacotes recebidos através de convênios preenchem a grade e carga horária.
Como prova de que a emissora está cumprindo suas funções, um projeto de resolução apresentado pelo deputado José Riva (PP), primeiro-secretário, institui o programa “Música para Todos” com o propósito de difundir e democratizar o acesso a música erudita. O projeto de resolução nº 75 está apto à votação.
O programa consiste na exibição de DVD”s de concertos de música erudita, analisados e comentados por um maestro com a devida formação musical. A duração média será de uma hora e trinta minutos. A produção será quinzenal, com material suficiente para a realização de três exibições semanais.
Conforme a resolução os responsáveis pela produção poderão estabelecer parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura, Organizações Não-Governamentais envolvidas com a difusão da cultura musical, para a realização de ensaios didáticos, apresentações e entrevistas com convidados.
Riva justifica a proposta do ´Música para Todos´ que tem o mesmo formato do programa exibido pela TV Senado, “Quem tem medo da música erudita?” produzido pelo ex-senador Artur da Távola exibido em canal fechado. “Tivemos a satisfação de receber do maestro Carlos Taubaté, um projeto mais abrangente visando a democratização e difusão da música erudita e sua história à população, cuja maioria, certamente, carece de recursos ou oportunidade de acesso a tais bens culturais, os quais fazem parte do patrimônio musical da humanidade”, explica Riva e finaliza: “O próprio maestro Carlos Taubaté se dispõe a apresentar o programa que inclui as mais importantes obras da literatura musical.