Vencer era dever de casa para sair da zona de rebaixamento. Na verdade, até um empate servia. E foi o que aconteceu. O Corinthians, neste sábado, empatou com o Atlético-PR por 2 a 2 e viu sua situação melhorar na tabela do Brasileiro. Com o resultado, o time saiu da zona de descenso e foi para a 16ª colocação com 42 pontos, um a mais do que Goiás e Paraná.
A pressão era a saída para o time de Parque São Jorge buscar a vitória. Para se ter uma idéia, os paranaenses só passaram do meio-campo depois dos cinco minutos iniciais, quando já perdiam por 1 a 0.
O Corinthians começou com tudo. Logo a 1min, depois de boa jogada entre Finazzi e Lulinha, a bola sobrou para Dentinho, que trombou com o goleiro do Atlético-PR e pediu penâlti, que o árbitro não marcou.
Aos 3min, o abafa surtiu efeito. Depois de uma cobrança de falta feita pelo zagueiro Fábio Ferreira, o goleiro colombiano Viáfara soltou a bola e Betão pegou o rebote para abrir o marcador.
Com o gol, o ritmo do início da partida diminuiu. Mesmo assim, o Corinthians jogava melhor que os visitantes, que mostravam muita timidez na armação do ataque e não conseguiam levar perigo ao gol de Felipe.
Aos 25min, em uma boa descida do Corinthians pelo lado esquerdo do ataque, Carlos Alberto chegou na linha de fundo e bateu cruzado. Finazzi quase completou para o gol.
Antes do intervalo, o time paranaense melhorou e conseguiu criar boas oportunidades de empatar o jogo. Aos 39min, Jancarlos cobrou uma falta e exigiu de Felipe uma bela defesa de mão trocada.
O mesmo cenário continuou no segundo tempo: o Corinthians com mais posse de bola, tentando furar a defesa adversária, enquanto os paranaenses buscavam encaixar um contra-ataque. E, numa descida rápida, o empate aconteceu.
Após uma cobrança de falta, o zagueiro Danilo cabeceou livre de marcação e fez 1 a 1, aos 7min. O gol abalou a organização corintiana. O técnico Nelsinho Baptista tentou mudar o time colocando em campo Vampeta e o boliviano Arce.
Para piorar a situação do time da casa, aos 40min, num cruzamento na área, Alex Mineiro, sozinho, cabeceou a bola no ângulo de Felipe e parecia decretar a agonia corintiana em mais uma rodada.
Porém, os visitantes não contavam com o faro do artilheiro Finazzi. Nos acréscimos, Arce fez jogada dentro na área e cruzou rasteiro para o camisa 9 mandar de bico para empatar o jogo no Pacaembu.
Na próxima rodada o Corinthians enfrenta, fora de casa, um dos seus adversários diretos na briga pelo rebaixamento: o Goiás. Já o Atlético-PR recebe na Kyocera Arena o também ameaçado Sport-PE.