quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeSemma investiga mortandade de peixes no córrego Traíra

Semma investiga mortandade de peixes no córrego Traíra

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande (Semma)está fazendo
monitoramento da água do córrego Traíra, um dos principais do município. A equipe de fiscalização ambiental da pasta composta por uma engenheira sanitária e uma bióloga esteve pela manhã no local para verificar o que está provocando a mortandade de peixe da espécie corimbatá no córrego.

A denúncia da mortandade foi feita na tarde da última quarta-feira por moradores dos bairros Portal do Amazônia e Jardim Icaraí. A bióloga Roseli Portes fez a coleta da água para verificar o que levou a morte de peixes. O Traíra é uma área de preservação ambiental de Várzea Grande.

Segundo a engenheira sanitária Airdes Nogueira, ainda hoje a Semma deve enviar um relatório à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), único órgão em Mato Grosso dotado de estrutura para este tipo de trabalho e com poder de notificar o responsável pela agressão ao meio ambiente. A análise terá resultado na próxima semana.

Cautelosos, os fiscais ambientais acham prematuro fazer qualquer tipo de julgamento para apontar as causas do acidente ambiental e o seu responsável. Para Airdes Nogueira, só após o resultado da análise da água do Traíra – feita pela Sema – é que haverá subsídios para se chegar à conclusão do que terá causado este desastre ambiental.

“Só por meio da análise é teremos como descobrir se foi jogado algum tipo de produto químico no córrego, por exemplo. A mortandade ocupa uma grande extensão do Traíra, córrego que deságua no rio Cuiabá, próximo ao bairro Capela do Piçarrão”, explica.

A bióloga Roseli Portes ressalta que a mortandade no córrego não é um caso isolado. De acordo com ela, constantemente a Semma recebe denúncias de morte de peixes no local, porém, nunca havia registrado in loco, um desastre desta proporção.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes