Nesta quara feira dia (31/10), em Brasília, o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) participa de reunião com líder da bancada federal de Mato Grosso, deputado federal Carlos Abicalil (PT), tendo como pauta central o pedido de apoio para sensibilizar o governo brasileiro sobre a questão da paralisação do fornecimento do gás boliviano para o Estado e as conseqüências negativas para a baixada cuiabana. A reunião será no gabinete do deputado, na Câmara dos Deputados, às 8h30.
Há mais de 50 dias, o governo da Bolívia suspendeu o fornecimento de gás natural para a Termelétrica de Cuiabá (Usina Mário Covas). Desde então, a Usina não produz energia elétrica, o que está causando instabilidade no sistema elétrico mato-grossense. “Os governos estadual e federal precisam retomar as negociações com a Bolívia e se posicionar para a retomada da distribuição de gás para Mato Grosso”, afirma Avalone.
O parlamentar entregará pessoalmente requerimento a todos os deputados federais e senadores, solicitando articulação junto à Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e o Ministro de Minas e Energia, Nelson José Hubner, para que o governo federal viabilize uma ação emergencial para a retomada da produção da Usina Mário Covas.