quinta-feira, 07/11/2024
InícioGeralVocê conhece e sabe o significado da palavra “energúmeno"?

Você conhece e sabe o significado da palavra “energúmeno”?

Vamos aprender? Afinal o conhecimento não ocupa lugar não é mesmo?

Fonte: revista Gelileu

Certamente você já leu ou ouviu alguém falar palavra ‘energúmeno’, tá certo? Porém, assim como tantos outros, pode ser que você não saiba o real significado do termo, que tem origem no grego arcaico, e por vezes, gera dúvidas, e por falta de conhecimento, as pessoas saem por ai, chamando os desafetos de energúmeno.

Então, vamos aprender, porque, afinal, o saber não ocupa lugar e não atrapalha ninguém, pelo contrário, ajuda e evita que sejamos chamados de idiota ou abestado.

Segundo a conceituada revista Galileu,   palavra é utilizada para caracterizar uma pessoa como “imbecil” ou “boçal”, segundo o dicionário Michaelis de língua portuguesa. A origem do termo, entretanto, nada tem a ver com isso.

A palavra tem origem grega e vem do termo “ergon”, que significa “trabalho” ou “coisa feita”. Quando junto da partícula “en” se transforma em “enérgeia”, que em português contemporâneo pode ser traduzido para “energia” — mas significa “trabalho interno” nesse contexto.

Mas não para por aí. Quando a palavra é transformada em particípio, o que é feito com a inserção de derivados do termo “nomia”, o termo vira “energumĕnus” (ἐνεργούμενος), em bom português: “energúmeno”. A combinação de todos esses sentidos era, para os gregos, sinônimo de uma energia interna que operava obsessivamente sobre a pessoa em questão, enfurecendo-a.

Ou seja, um “energúmeno” era uma pessoa possuída por “forças maiores” ou por um demônio. “A etimologia explica que o bruto não é o animal, mas o enfurecido”, de acordo com o projeto educativo italiano de idiomas Una Parola Al Giorno.

“O bruto é alguém que perdeu o autocontrole, que sucumbiu à raiva — e se comporta como se estivesse possuído por um demônio.”

Com o passar do tempo, o uso da palavra evoluiu e deixou de ser sinônimo de alguém que “age sob o controle da besta” para indicar quem “age como uma besta”, um imbecil, ou energúmeno.

Da redação do AltNotícias com informações da Revista Galileu

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes