Há mais de oito anos abandonado, o prédio do Posto de Saúde do bairro Araés, em Cuiabá, deve voltar a funcionar. O alerta foi feito pelo deputado estadual Erival Capistrano (PDT), em sessão ordinária, na Assembléia Legislativa. Segundo ele, o tradicional bairro cuiabano abriga mais de 22 mil habitantes e, pelo descaso das esferas públicas, está sem os serviços preventivos e básicos de Saúde.
Moradores do bairro recorreram a Erival para intervir junto aos órgãos competentes sobre a necessidade da reativação do Posto de Saúde. Diante disso, o deputado encaminhou ao governador Blairo Maggi e ao secretário de Saúde, Augustinho Moro, indicação para que o Governo do Estado firme convênio com a Prefeitura de Cuiabá para voltar a fazer o atendimento de Saúde no bairro.
A questão é que o Araés contava com os serviços preventivos e básicos de Saúde, por meio de um posto de médico, isso, há oito anos. O prédio desativado em questão fica à rua Desembargador José de Mesquita, número 300. Segundo o morador Elmo Reis, o prédio é do INSS e o atendimento anterior era feito pela instituição.
“A desativação e o abandono desse prédio, além da falta que faz aos serviços de Saúde, é um descaso com os cofres públicos, já que ainda hoje está sendo mantido pelo Governo e sem qualquer benefício social”, disse ele.
Na opinião do morador, por se tratar patrimônio público, a reinstalação do Posto de Saúde no prédio torna-se viável. De acordo com ele, o local deverá passar apenas por uma reforma e talvez pequenas adequações, complementadas com aparelhos para prestação dos serviços.
Elmo alerta ainda que, por ser o bairro muito antigo e grande, a maioria de sua população é composta por idosos e crianças. “Também temos muitas famílias de baixa renda, sem qualquer apoio. É isso que justifica a reativação do posto para atendimento médico”.
O bairro Araés irá completar 142 anos no dia 11 de novembro.