O cooperativismo de crédito brasileiro surgiu em 1902
Neste 28 de dezembro de 2022, celebramos o Dia Nacional do Cooperativismo Financeiro, data que revela a importância dessa modalidade de gestão financeira que ganhou espaço nos últimos anos. Além disso, as cooperativas são pautadas pela participação e colaboração de todos seus cooperados e dos interessados, para uma pauta central conjunta, neste caso o crédito.
No início, o cooperativismo financeiro foi desacreditado por ter que enfrentar os serviços bancários de frente. Mas com o tempo, os dois serviços se adequaram à nova realidade tecnológica do mundo e convivem de maneira saudável. As cooperativas fomentam o setor, com oportunidades e condições diferenciadas para seus cooperados. Dessa maneira, transformam a sociedade, de forma positiva.
O cooperativismo de crédito brasileiro surgiu em 1902, com a chegada ao Brasil do padre Theodor Amstad. Em Nova Petrópolis (RS), acabou fundando a primeira cooperativa financeira do Brasil e da América Latina. Desde então comemoramos esta data.
Em 2022, a Fenatracoop se filiou à CONTEC e se tornou a primeira Federação de trabalhadores ligados a cooperativas de crédito, vinculados à Confederação. Desejamos um futuro próspero e longo às cooperativas financeiras, com avanços nos direitos trabalhistas e com estabilidade para seus funcionários.
www.contec.org.br