A região Araguaia pode comemorar mais uma conquista na luta para deixar de ser “o Vale dos Esquecidos”. Foi instituído no calendário oficial do Estado, o dia do Araguaia, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro, mesma data em que se comemora o aniversário de Barra do Garças, considerada o Portal de entrada do Rio Araguaia em Mato Grosso e cidade pólo da região. O projeto de lei é de autoria do deputado Adalto de Freitas, o Daltinho, que desde que assumiu o mandando como deputado defende os interesses da Região.
“A criação do Dia do Araguaia é mais uma forma de lutar contra o esquecimento dessa região, e proporcionar visibilidade para uma terra e uma gente que apenas precisa de oportunidade para prosperar, pois potencial a região tem de sobra”, defendeu Daltinho.
Daltinho afirma que o Araguaia é uma região esquecida, porém rica em recursos naturais, turísticos, e econômicos. “Fazer o Araguaia prosperar é um compromisso desse deputado, que também é “filho da região” e não irá medir esforços para mudar essa realidade”, ressaltou o parlamentar.
Extensão – O Araguaia compreende 33 municípios e uma população estimada em 330 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Composta por 250 mil famílias de pequenos produtores, conta com um rebanho de mais de 1,5 milhão de cabeças de gado. Na agricultura, tem uma oferta de mais de 2 milhões de hectares já abertos, sendo possíveis de se incorporarem à produção via reforma de pasto ou mudança simples para a agricultura.
Divisa natural entre os estados de Mato Grosso e Goiás, o Rio Araguaia possui uma extensão de mais de 2.000 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Juntamente com o rio Javaés, o Rio Araguaia forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, que possui 20 mil quilômetros quadrados.