Quatro das dez partidas da rodada 38 podem ter times atrapalhando rivais na luta pelo título em caso de derrota
O Campeonato Brasileiro mais disputado dos últimos tempos corre o risco de terminar manchado. É que quatro duelos da rodada final podem ser alvo de “entregadas”, com o objetivo de impedir que um rival estadual fique com a taça.
Os jogos sob ameaça são: Internacional x Botafogo, São Paulo x Flamengo, Fluminense x Grêmio, e Cruzeiro x Palmeiras.
Importante: muitas vezes, a pressão para que os times percam vem do próprio torcedor. Quer um exemplo? O São Paulo já se classificou para a Libertadores de 2024 e apenas cumpre tabela no Brasileirão após ganhar a Copa do Brasil. Entre são-paulinos, muitos vão preferir que o time perca para o Flamengo na última rodada se o resultado for capaz de evitar o título do Palmeiras.
O mesmo raciocínio vale para torcedores do Fluminense para o jogo contra o Grêmio se o time de Renato Gaúcho estiver na briga com Botafogo ou Flamengo. Ou para os colorados diante do Botafogo, para evitar a taça gremista.
Até o Cruzeiro, que hoje aparece seriamente ameaçado de rebaixamento, pode interferir em um eventual título do Atlético-MG na rodada final, contra o Palmeiras.
Em todos esses casos, a CBF parece de mãos atadas. E já houve Brasileirão em que entregadas supostamente aconteceram. Em 2009, por exemplo, o goleiro corintiano Felipe nem pulou para tentar evitar gol de pênalti em jogo contra o Flamengo – a derrota por 2 a 0 do Corinthians praticamente tirou o São Paulo da disputa pela taça, que ficou com o Fla.
Tempos depois, a CBF programou todos clássicos para as rodadas finais, tentando impedir que tal assunto voltasse à cena. O tempo passou e a entidade recuou, distribuindo os clássicos por todo o campeonato.
É improvável que o Brasileirão chegue à rodada 38 com os seis clubes de hoje ainda com chances. Desta maneira, os holofotes não estarão em tantos jogos. De acordo com o matemático Tristão Garcia, hoje o Palmeiras é o favorito, com 44% de possibilidades. Depois, aparecem o Botafogo com 27%, o Red Bull Bragantino com 15%, o Grêmio com 8%, o Flamengo com 5% e o Galo com 1%.
FONTE:BlogdoNicola-R7