Pescado foi apreendido na comunidade Barranco Alto durante fiscalização terrestre
Operações realizadas pela equipe de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), intensificadas neste período de defeso da piracema, apreenderam 62,3 kg de pescado ilegal e resultaram na aplicação de R$ 17,7 mil em multas.
Um veículo Fiat Linea e material de pesca também foram apreendidos durante as ações, que ocorreram na comunidade Barranco Alto, no município de Santo Antônio do Leverger (a 6,7 km de Cuiabá), com o apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar.
O pescado apreendido, entre as espécies pacú, piraputanga e piavuçu, foi doado para a Casa de Apoio Esperança – que abriga pacientes enfermos, principalmente oncológicos –; e para a Associação dos Nordestinos Chapéu de Couro – voltada às famílias de baixa renda.
Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.
O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024.
Canal de denúncia
A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.
Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.