Segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), ao menos 12 aviões de combate estavam no local atingido pelo ataque; não há informações sobre mortos ou feridos
O Exército da Ucrânia afirmou ter atacado uma base aérea militar da Rússia em uma cidade na Crimeia, península anexada por Moscou em 2014. “As forças de defesa ucraniana lançaram um ataque coordenado contra uma base aérea militar dos ocupantes perto da cidade de Saky”, anunciou o centro de comunicação do Exército no Telegram nesta quinta-feira, 21. Uma fonte Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmou que o ataque foi uma operação conjunta do SBU com as forças navais ucranianas.
Uma fonte relatou à AFP que as forças ucranianas usaram drones “que esgotaram o sistema de defesa aéreo russo antes de lançar projéteis Neptune”, o novo míssil de cruzeiro de fabricação ucraniana com alcance de 300 quilômetros. Segundo o SBU, o ataque danificou os equipamentos russos e ao menos 12 aviões de combate estvam na base. O Serviço de Segurança prometeu ainda mais ataques de Kiev contra a península. A Crimeia vem sendo alvo frequente de ataques ucranianos. Na quarta-feira, 20, as autoridades designadas pela Rússia anunciaram que impediram ataques com mísseis e drones ucranianos contra Sebastopol e a região desta cidade portuária, utilizada pela frota russa.
*Com informações da AFP-JovemPan