Uma pesquisa do Datafolha realizada no dia 9 de agosto mostra que a preferência por um time de futebol é diferente quando se observa também a orientação política da população.
De acordo com a pesquisa, 31% dos paulistanos torcem pelo Corinthians, 21% pelo São Paulo, 14% pelo Palmeiras e 6% pelo Santos.
Mas o cenário muda quando se mistura futebol e política.
Os corintianos perderam para os são-paulinos quando foram levados em consideração apenas os entrevistados que simpatizam com o PSDB. Neste situação, o São Paulo sobe 13 pontos percentuais e chega a 34% das preferências, contra 31% do Corinthians, 13% do Palmeiras e 7% do Santos.
Em compensação, entre os que disseram ser simpatizantes do PT, a preferência pelo Corinthians sobe seis pontos percentuais, alcançando 37%. Os outros times do futebol paulista ficaram próximos à média da população entre os petistas.
Entre os que disseram ser peemedebistas, a situação é bastante equilibrada, mas os corintianos também perderam espaço –sobem os são-paulinos e palmeirenses. O Corinthians cai para 25%, o São Paulo chega a 28%, e o Palmeiras, a 23%.
FoOl