Agência diz considerar que autoridades não estão preparadas para lidar com os problemas éticos envolvidos no uso das ferramentas
A Unesco, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para Educação, Ciência e Cultura, pediu que os governos estabeleçam regras sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) nas escolas. Em guia publicado nesta quinta-feira, 7, a Unesco diz considerar que as autoridades públicas não estão preparadas para lidar com os problemas éticos envolvidos no uso de Inteligência Artificial nas escolas. A agência alerta que a substituição de professores por esses programas pode afetar o bem-estar emocional das crianças, torando-as vulneráveis à manipulação. A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, diz que a Inteligência Artificial “pode ser uma oportunidade incrível para o desenvolvimento humano, mas também pode ser uma fonte de danos”. “Não deve ser integrada na educação sem o compromisso público e sem garantias e regras governamentais sólidas”, acrescentou. A Unesco defende que as ferramentas de IA têm potencial de ajudar crianças com necessidades educativas específicas, mas diz que é necessário que professores, usuários e pesquisadores ajudem em sua concepção.
*Com informações da AFP-JovemPan