Ação foi feita para expressar descontentamento com a visita aos Estados Unidos do vice-presidente do governo da ilha, William Lai
O governo da China iniciou neste sábado, 19, manobras militares ao redor de Taiwan, a título de “advertência séria”, após expressar descontentamento com a visita aos Estados Unidos do vice-presidente do governo da ilha, William Lai. O Exército chinês “realizou neste sábado patrulhas conjuntas aéreas e marítimas e exercícios militares da Marinha e da Força Aérea ao redor da ilha de Taiwan”, informou a agência de notícias estatal Xinhua, citando o comando militar. Os exercícios têm o objetivo de “treinar a coordenação de navios e aviões militares e sua capacidade de controlar espaços aéreos e marítimos”.
Os militares testam a sua capacidade de lutar “em condições reais de combate”, acrescentou a agência. A ação também representa “uma advertência séria ao conluio entre os separatistas pela ‘independência de Taiwan’ com elementos estrangeiros e às suas provocações”. As manobras acontecem após a viagem do vice-presidente taiwanês Lai ao Paraguai, um dos últimos aliados oficiais da ilha, durante a qual ele fez escalas em Nova York e San Francisco.
AFP-JovemPan