Cursos oferecidos pelo órgão já formaram 446 servidores em agentes de trânsito que reforçam efetivo para trabalhar em operações
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já formou 446 servidores como agentes de trânsito desde o início da atual gestão, em 2019. Com isso, ampliou em 45% o número de efetivo voluntário disponível para atuar nas operações de fiscalização da Lei Seca em todo o Estado.
O último Curso de Formação foi realizado de maio a julho deste ano e formou 50 novos agentes de trânsito. Os capacitados são servidores do Detran que atuam em Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Confresa, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nobres, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, Sinop, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade.
“Em breve, vamos ampliar a atuação dos servidores voluntários também nas operações ordinárias de fiscalização de trânsito que são realizadas diariamente em Cuiabá e Várzea Grande”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Para a atuação dos novos agentes nas atividades de fiscalização de trânsito, o Detran realizou um investimento de cerca de R$ 350 mil na contratação de empresa especializada no fornecimento de fardamentos e acessórios, por meio de licitação.
O contrato já foi assinado e depois que a empresa entregar as fardas os novos agentes já poderão começar a atuar.
Conforme a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, para expandir ainda mais as operações no Estado, o Detran-MT, por meio da Escola Pública de Trânsito, vai ofertar o Curso de Formação de Agente de Trânsito nos próximos anos a fim de que se amplie constantemente o número de servidores aptos a realizar as atividades de fiscalização de trânsito.
“Um dos enfoques principais do Detran na atual gestão é a educação para o trânsito e a fiscalização. Desta forma, trabalhamos na prevenção dos sinistros de trânsito e repressão aos condutores infratores. Por isso, estamos investindo nas capacitações, formações, para podermos de fato construir um trânsito mais seguro a todos”, enfatizou a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale.