Em relação ao presente que irão comprar, os que estão na preferência são
De acordo com uma pesquisa realizada pelo núcleo de inteligência de mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a data comemorativa do Dia dos Pais promete movimentar o comércio na capital mato-grossense. A pesquisa contou com 250 pessoas participando nos principais eixos econômicos de Cuiabá, abrangendo as regiões Central, Norte, Sul, Leste e Oeste, durante o período de 27 de junho a 14 de julho.
Os resultados revelaram que a grande maioria dos entrevistados está animada para presentear, pois 96% pretendem realizar compras para a data. Esse percentual representa um aumento no fluxo de pessoas indo as compras de 2,6% quando comparado com o ano anterior.
GASTOS
Quanto aos gastos, 46,1% relataram que irão gastar mais nesse ano, 26,4% gastarão igual a 2022, 26,4% menos e 1,1% ainda não sabem. O ticket médio apresentado ficou em 10,07% maior que 2022, totalizando em 2023 o valor médio de R$ 294,27 em compras.
PRESENTES
Em relação ao presente que irão comprar, os que estão na preferência são: Vestuário e Acessórios Masculino (38,3%); perfumes (25,8%); calçados (12,5%); joias/relógios (7,0%); artigos esportivos (5,2%); telefonia/smartphone (2,8%); alimentos e bebidas (2,4%); eletrônicos (2,1%), livros/livraria (1,1%) e outros (2,8%). Já quando questionados sobre a quantidade de presentes que planejam comprar, 81,2% dos entrevistados responderam 1 presente, 18% relataram 2 presentes, 2,8% a soma de 3 presentes e 0,4% pretendem comprar 4 presentes.
FORMAS DE PAGAMENTO
Quando se trata das formas de pagamento, a maioria dos entrevistados (59,2%) pretende pagar à vista enquanto 43,2% optam pelo parcelamento. Os principais meios de pagamento para à vista serão o cartão de débito com 46,2%, seguido de dinheiro (42,6%) e PIX/transferência (11,2%). Já os mais utilizados nas compras parceladas serão o cartão de crédito com 82,4%, seguido do crediário (12%) e boleto (5,6%).
LOCAL DE COMPRAS
Entre as pessoas que pretendem presentear no Dia dos Pais, 85,3% preferem comprar em lojas físicas, 5,5% pela internet, 4,8% de revendedores e 4,4% através de aplicativos. Em destaque dos locais físicos estão as lojas no centro da cidade com 37,7%, seguido dos shoppings centers (21%) e lojas próximas nos bairros onde mora (15,5%).
MOTIVOS DA COMPRA
O desejo do pai é o grande destaque para as compras com o percentual de 69,8%, seguido pela qualidade do produto, serviço e marca (10,4%); atendimento cordial e educado dos vendedores (6,1%); rapidez e processo de atendimento (5,0%); condições facilitadas de pagamento (4,2); inovação e tecnologia do produto ou serviço (1,5%); e outros (3,0%).
Já quando foi questionado o motivo da escolha do local em que comprará, o preço foi o destaque com 36,9%, seguido por promoções (23,3%); atendimento (22,1%); facilidade na hora da compra (9%); facilidade de pagamento (5,3%); prazo de entrega (1,2%); e outros (2,2%).
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA
A pesquisa nos apresenta um quadro cultural sem alteração que é a compra na véspera da data comemorativa, dos entrevistados, 72,1% iniciarão as pesquisas de compras somente na véspera ou no dia e outros 13% somente 07 dias antes.
ANÁLISE DA CDL
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, “tudo indica que teremos mais uma data comemorativa com bons resultados para o comércio, pois o crescimento estimado de 5,8% já é descontado os índices da inflação, ou seja, trata-se de crescimento real. Diante dos dias normais de vendas ocorridos neste ano e comparando com as demais datas comemorativas, é um volume de vendas relevante, podendo classificar a data entre a cinco melhores do ano”, pontuou ele, acrescentando que “datas como está ajudam a movimentar a economia local, principalmente de Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, já que a preferência de compras tem prevalecido pelas lojas físicas, fazendo assim os recursos gerarem dentre os municípios”