Mojica de pintado, Maria Isabel, feijão empamonado, farofa de babana, pixé, furrundu e cachorrada, entre outros pratos típicos, estão sendo servidos no Restaurante-Escola Senac Downtown.
Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), a culinária mato-grossense aterrissou no Restaurante-Escola Senac Downtown, no centro do Rio de Janeiro, para alegria dos paladares cariocas durante a ‘Semana da Gastronomia Regional’, edição especial Mato Grosso.
O Sistema Fecomércio-MT enviou à capital fluminense uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) para preparo, montagem e serviço do cardápio elaborado especialmente para o evento.
As Semanas da Gastronomia Regional são realizadas, desde 2013, pelo Departamento Nacional do Senac em intercâmbio e parceria com os departamentos regionais de diversos estados.
“Esta iniciativa é uma oportunidade para divulgarmos e valorizarmos a culinária de Mato Grosso ao difundir os sabores do nosso estado, por meio dos pratos típicos que tanto conhecemos e admiramos”, celebra o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Entre os destaques da comida mato-grossense: mojica de pintado, pirão de peixe, Maria Isabel, feijão empamonado, farofa de babana, pixé, doces de mamão e goiaba, furrundu, cachorrada e cheesecake de compota de caju com crocante de baru preparadas pelas chefes de cozinha Jeane de Souza e Pricila Manzano, instrutoras de cursos produção de alimentos e culinária do Senac-MT.
Elas contam com suporte da responsável técnica, Mônica Fernandes, da analista educacional, Michelle Carvalho e do gerente de Marketing e Comunicação da instituição, Sandro Cassiano, bem como apoio dos profissionais locais.
Ontem (26) à noite também foi realizada uma aula-show onde o preparo de cada prato se transformou em um saboroso espetáculo.
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) também participa do evento com exposição e venda de artesanatos regionais e mostra de telas do artista plástico Walmir Leite que integram o acervo permanente do Sesc Arsenal.
“As Semanas da Gastronomia Regional enaltecem a diversidade da cozinha brasileira e possibilitam o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre profissionais e alunos de diferentes regiões do País, ressaltando a expertise do Senac neste segmento”, finaliza Wenceslau Júnior.O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.