Documento assinado por 83 parlamentares mira fala do ministro envolvendo a “derrota do bolsonarismo”
Um pedido de impeachment e de investigação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi protocolado pela oposição na quarta-feira (19) devido a sua declaração sobre a “derrota do bolsonarismo”. O documento carrega a assinatura de 70 deputados e 13 senadores.
O líder da oposição na Câmara, deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), qualificou a ação do ministro como um “crime continuado”, citando o desequilíbrio demonstrado por Barroso em relação à independência entre os Poderes. Jordy expressou que a recente declaração de Barroso é o ato mais grave que o ministro já cometeu, insinuando um viés político no exercício de suas funções.
Barroso fez a declaração polêmica durante um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), afirmando: “Nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”. A declaração repercutiu negativamente, e Barroso esclareceu que estava se referindo ao “extremismo golpista e violento”, e não aos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com informações de Pleno News.