A adaptação de 25% da frota do transporte coletivo foi um dos principais
temas discutidos durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20), na
Câmara Municipal de Cuiabá. O assunto teve adesão da maioria dos
parlamentares que cobraram do Executivo, a medida que foi promessa do
próprio prefeito Wilson Santos (PSDB) durante a posse do Conselho Estadual
da Pessoa com Deficiência, em maio desse ano, segundo informações do
vereador Mário Lúcio (PMDB).
Mário enfatizou em plenário que, de hoje (20) até o fim de dezembro deverá
cobrar incansavelmente, do Executivo, o cumprimento da promessa, pois a sua
luta que tem respaldo em grande parte na conquista pela acessibilidade deve
ser cumprida como medida de respeito às pessoas com deficiência.
O vereador Luiz Marinho (DEM) solidarizou-se com o assunto e enfatizou como
exemplo, a frota adaptada do município vizinho, Várzea Grande, que faz a
diferença entre usuários da Grande Cuiabá.
Além da adaptação aos usuários com deficiência, o líder do prefeito na
Câmara, vereador Edivá Alves (PSDB) criticou a atuação de motoristas do
sistema, principalmente em relação ao tratamento dispensado aos idosos.
Enfatizou que os profissionais necessitam de “reciclagem”.
Para Edivá, um projeto de lei unificado, com parceria entre todos os
parlamentares deve instituir meios de penalidades com cobrança de multas
para aqueles que não cumprem as regras e normas do trânsito, principalmente
quando as reclamações e denúncias envolverem pessoas idosas. Destacou que,
semanalmente recebe inúmeras reclamações nesse sentido, o que passa a ser
inadmissível ao Poder Público.
Segundo o vereador Marinho, situações rotineiras de desrespeito ao usuário
do transporte coletivo não devem mais ser permitidas pelo Poder Público.
“Além disso, os prestadores de serviço devem visar a qualidade para
conquistar a clientela, senão daqui a pouco ninguém mais vai querer andar de
ônibus”.
A faixa-verde foi outro assunto amplamente debatido em plenário, pelos
parlamentares, devido aos constrangimentos em áreas comerciais pela falta de
locais para estacionamentos gratuitos. Além disso, uma moção de repúdio ao
senador Mário Couto (PSDB/PA) foi votada e aprovada por unanimidade, devido
às constantes adiações da votação em Plenário, da indicação do economista
Luiz Antônio Pagot para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de
Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).
Para os vereadores, em geral, Mato Grosso perde muito enquanto a situação
permanece em suspense, pois há décadas o órgão está nas mãos de gestores de
Minas Gerais.
Durante a sessão os vereadores aprovaram o projeto de lei que dá a
denominação de logradouro público municipal, a Rua Manoel Rodrigues Paiva. A
mensagem é de autoria do vereador Francisco Vuolo (PR).