Exigência de visto para entrar no Brasil pode levar a uma drástica diminuição do número de turistas estrangeiros que deixam milhões aqui todos os meses.
O turismo no Brasil pode ser prejudicado pela nova decisão do Governo Lula que exige que turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão apresentem visto para entrar no país, revogando a dispensa de visto promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
A medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3), entrará em vigor a partir de outubro deste ano. O princípio de reciprocidade, adotado historicamente pelo Itamaraty, prevê cobrar dos cidadãos dos outros países as mesmas regras que estes Estados determinam para os brasileiros.
Com a exigência de visto, pode haver uma diminuição do número de turistas desses países, o que pode ter um impacto negativo no setor turístico do Brasil. Além disso, a burocracia envolvida na obtenção de um visto pode desencorajar potenciais turistas a visitar o país, especialmente em tempos de pós-pandemia, quando restrições de viagem ainda estão em vigor.
A medida pode, portanto, representar um obstáculo para o crescimento do turismo no Brasil e desestimular o fluxo de visitantes desses países, que são importantes para a economia do país.
Com informações da Folha.