A propósito da solicitação realizada pelo Prefeito Municipal de Cuiabá ao 9º Batalhão de Engenharia de Construção, no que se refere às obras do Plano de Aceleração do Crescimento Cuiabá, o Exército Brasileiro esclarece o que se segue.
Devido ao engajamento nas obras rodoviárias do PAC do Governo Federal na BR 163-MT, BR 163-PA e BR 230-PA, o 9º BEC encontra-se com seus recursos humanos e materiais completamente mobilizados. Compromisso assumido, com o Ministério dos Transportes, impõe um esforço concentrado da Unidade naquelas obras no corrente ano.
Para que o Batalhão pudesse executar, ainda em 2009, serviços de natureza urgente ou emergencial em Cuiabá, com a qualidade habitual, seria necessário redirecionar parcela significativa de sua força de trabalho, comprometendo a qualidade dos serviços e o cumprimento dos prazos, tendo em vista a exigüidade de tempo para a locação de equipamentos, contratação de mão-de-obra e, ainda, a aquisição de materiais.
Portanto, o emprego desses meios, para a situação apresentada, no atual quadro, não se configura, no momento, como a solução mais viável.
Sensibilizado com as dificuldades que a Prefeitura de Cuiabá vem enfrentando para dar continuidade às obras de abastecimento de água e de saneamento, que tanto beneficiarão a população cuiabana, e considerando os compromissos já assumidos e as atuais limitações do 9º BEC, foi apresentada ao governo municipal a alternativa abaixo.
Serviços a serem realizados pelo 9º BEC:
Sistema de Abastecimento de Água
LOTE 01: SUB-SISTEMA CPA III; SUB-SISTEMA CPA IV; SUB-SISTEMA DEL REY; SUB-SISTEMA DISTRITO INDUSTRIAL; SUB-SISTEMA SANTA CRUZ; PRODUÇÃO – BELVEDERE AO NOVO MATO GROSSO; PRODUÇÃO – NOVA ESPERANÇA AO DISTRITO INDUSTRIAL; PRODUÇÃO – SANTA CRUZ I e II.
A execução dos serviços elencados, com início em 2010, após o período chuvoso, ficaria sujeita à aprovação do Plano de Trabalho, a ser elaborado ainda no corrente ano.