A longa fila e o clima quente do pavilhão do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, não impediram que os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Capital e interior deixassem de conhecer o cinema 6D, em exposição na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou na noite de ontem (17).
Logo nos primeiros minutos de abertura do evento, às 8hs, as comitivas de alunos de todo o Estado se concentram para conhecer a tecnologia recém adquirida nas salas de cinema de todo o País. De acordo com superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec)- órgão que realiza a 8ª Semana, Bernadete Ribeiro, a procura pelo cinema 6D ocorre devido as sensações que a ferramenta oferece. “O cinema 6D alia a projeção de filmes 3D com efeitos especiais de curta duração que estimulam outros sentidos. Assim durante a projeção o aluno poderá sentir o aroma de uma imagem bem como ter sensações de vento e água em contato com a pele”, explica a superintendente. Ela acrescenta ainda que as poltronas do cinema também se movimentam em sincronia com o filme.
Além do cinema 6D, os visitantes da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia têm acesso ao piso interativo (sobre as quatro estações), brinquedos científicos – equipamentos que dão a sensação de falta de gravidade, bicicleta geradora de energia, mala rebelde (que explica o efeito da inércia), teatro cultural, danças regionais como cururu e siriri, palestras educativas e o ônibus tecnológico do projeto educacional ‘Ciência em Show’.
No encerramento serão feitas duas apresentações (às 9h30 e 19hs) do quadro ‘Cientistas Malucos’, que são um grupo de jovens que participam aos domingos do programa da Eliana (SBT).
De hoje (18) a sexta-feira (21) a 8ª Semana começa às 8h e termina às 22h. A expectativa é que 5 mil pessoas passem pelo evento. Diariamente dezenas de comitivas de escolas municipais e estaduais visitam a Semana.