Com novidades e muito mais serviços, o 73º Mutirão Solidário — programa implantado pelo prefeito Wilson Santos para dar suporte em ações sociais e infraestrutura nos bairros, de forma mais direta e rápida — vai acontecer neste final de semana em dois dias, sábado (01) e domingo (02), em duas comunidades centenárias, no Despraiado e Coxipó do Ouro, na zona rural, beneficiando também o Arraial dos Freitas.
Entre as ações desenvolvidas nos bairros estão limpezas de ruas, de terrenos baldios, operações “tapa-buracos”, troca de luminárias, coleta de móveis velhos (cata-treco), plantio de mudas em terrenos baldios, levantamento de patrimônio histórico, corte de cabelos, distribuição de leite de soja, arrecadação de material reciclável, atendimento ao contribuinte para recebimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), educação ambiental, orientações sobre o uso racional da água e atividades recreativas.
O Mutirão Solidário é um grande movimento, que busca levar aos bairros diversos serviços oferecidos pelas secretarias vinculadas à prefeitura. Toda a estrutura municipal será transferida para os bairros.
A presidente da Associação Comunitária do Despraiado, Alaíse Alves Conceição, diz que a expectativa dos moradores é muito grande. “Os mutirões dão respostas imediatas, melhoram a aparência dos bairros e deixa os moradores orgulhosos”, disse ela. O mesmo sentimento é da comunidades do Coxipó do Ouro e do Arraial dos Freitas. “Estamos ansiosos e esperamos que algumas obras e serviços que o mutirão oferece melhore o nosso bairro”, disse o morador Angelino Bosco Silva.
O Despraiado é um bairro centenário que surgiu no tempo em que feirantes de Chapada dos Guimarães, Campestre, Água Fria, Vaginha e outras localidades acampavam antes de levar produtos para a feira do Porto. O bairro surgiu quando essas pessoas começaram a adquirir lotes de terras e construíram as primeiras casas. Já o Coxipó do Ouro tem seu nome relacionado à saga dos garimpeiros, também há muitos anos.