Não são nem 2 nem 3 os votos que cada eleitor terá que dar nas eleições deste ano. São 6 os cargos que estão em disputa: presidente, governador, dois de senador, deputado federal e deputado estadual. Conheça 6 sites que podem ajudar você a decidir em quem votar e, assim, não atravancar a fila em sua seção eleitoral com dúvida na beira da urna.
1- Repolítica (www.repolitica.com.br)
A partir de 8 perguntas sobre ideologia, valores e prioridades, o site faz um ranking com candidatos que têm o perfil mais próximo ao do eleitor. O teste fica cada vez mais preciso com a contribuição dos internautas, que aprovam ou não os resultados recebidos. O site também cruza opiniões dos internautas (que palpitam sobre qualidades e defeitos dos políticos) com dados do TSE e do Transparência Brasil para ranquear 20 mil nomes em listas, como a do candidato mais ético, a do mais competente etc.
2- Eu lembro (www.eulembro.com.br)
É uma mão na roda para acompanhar o que tem sido dito sobre os candidatos na internet. Em um lugar só, é possível ver o que foi postado no YouTube, no Twitter ou em sites de notícias sobre cada um dos políticos. Também deixa os eleitores palpitarem em um fórum a favor ou contra o candidato e mostra quanto de apoio ou crítica eles recebem dos internautas.
3- Promessas de políticos (www.promessasdepoliticos.com.br)
A ideia do site é arquivar todas as promessas que os presidenciáveis fazem durante a campanha. A partir de notícias publicadas na imprensa, o que cada um disse é destacado e classificado por áreas como educação, saúde, segurança, etc. É uma boa ferramenta para saber o que o que os candidatos andam falando e para registrar o que foi dito para cobrar no futuro.
4- Vote na web (www.votenaweb.com.br)
Com tantos deputados e senadores se candidatando novamente este ano, o site é interessante para saber se estes parlamentares fizeram alguma coisa Brasília ou apenas tiraram férias por lá com o nosso dinheiro. Ele lista os projetos apresentados pelos políticos no Congresso, quantos foram aprovados e quantos estão em tramitação.
Quem se cadastra no site pode votar nas propostas que ainda irão passar pela Câmara ou Senado. Depois de votadas pelos deputados ou senadores, o site compara o resultado real com o que os internautas tinham opinado.
5- Eleitor 2010 (www.eleitor2010.com)
Por que um político acha que vai receber votos quando ainda em campanha ele já desobedece à lei? No Eleitor 2010, os eleitores podem denunciar fraudes, comícios e propagandas irregulares, boca-de-urna ou qualquer outro problema que tenha visto no processo eleitoral. Em um mapa do Brasil, os relatos são distribuídos por cidades e podem ter vídeos, fotos e áudios para provar o que é denunciado.
6- Transparência Brasil (www.transparencia.org.br)
Criado em 2000, o site já virou fonte de consulta frequente para jornalistas. Ele disponibiliza históricos de todos os parlamentares do país, notícias de corrupção que os envolvem, processos a que respondem, além de dados de suas declarações de bens e quem financiou suas campanhas. É informação que não acaba – e tudo compilado de fontes oficiais.
Maria Gomes
SUPERINTERESSANTE