quinta-feira, 21/11/2024
InícioMundo29 de setembro, o Dia Mundial do Coração: seis dicas essenciais para...

29 de setembro, o Dia Mundial do Coração: seis dicas essenciais para cuidar da saúde do órgão

Nesta Sexta-feira, 29, comemora-se mundialmente o Dia do Coração, data instituída para a conscientização sobre os riscos das doenças cardiovasculares, considerada a principal causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos oito primeiros meses deste ano, de janeiro a agosto, já foram contabilizados pelo Cardiômetro, plataforma da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 299 mil mortes em decorrência de problemas no coração. A organização estima que até o final de 2022 esse número chegue a 400 mil óbitos.

São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas, acidentes e violência, 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Alguns desses quadros podem ser evitados ou postergados com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação, especialmente para as mulheres, grupo que temos observado uma crescente de casos atualmente. Mas, os homens lideram ainda os números, segundo a médica cardiologista do Emilio Ribas, doutora Eveline Barroso Aragão.

“Está havendo um aumento no número de mulheres com infarto e AVC, devido à sua maior exposição aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, idade avançada, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, estresse e obesidade e pelo próprio envelhecimento da população. Os hormônios femininos, que têm sua produção drasticamente reduzida após a menopausa, são fator de proteção contra a aterosclerose”, afirma a cardiologista.

Segundo a médica Eveline, apenas um terço dos pacientes hipertensos tratados estão com controle da doença, fora os que recebem o diagnóstico e não iniciam o tratamento. Além disso, esses pacientes possuem maior taxa de declínio cognitivo, de problemas de memória e fluência da fala quando a pressão arterial está descontrolada.

“Diante disso, podemos dizer que o check-up anual é imprescindível. Medir a pressão, dosar a glicemia e colesterol além da avaliação clínica em consulta dos sinais e sintomas cardiológicos são o principal caminho para evitar as doenças cardiovasculares”, finaliza a médica do Emilio Ribas.

Dicas essenciais para cuidar da saúde do Coração

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença cardíaca e cerca de 400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. A pandemia também colaborou para o aumento dos problemas cardíacos, agravando ainda mais a situação e demonstrando que esse é um assunto de extrema relevância.

“A doença cardíaca é altamente prevenível em até 70% dos casos através do cuidado com os hábitos de vida”, afirma Denilton da Silva Guedes Oliveira, médico cardiologista parceiro da Docway, empresa especializada em soluções de saúde digital.

Pratique exercícios físicos

Se manter ativo fisicamente, seja com atividades moderadas ou intensas, contribui para a saúde do corpo como um todo, mas especialmente para o sistema cardiovascular. Os exercícios são capazes de melhorar a vasodilatação, aumentar a performance do coração e ajudar no controle da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, reduzindo a incidência de doenças cardíacas.

Cuide da alimentação

Nas últimas décadas, a indústria alimentar aperfeiçoou o sabor dos alimentos, oferecendo produtos cada vez mais saborosos. Mas como tudo tem um custo, muitos dos aditivos utilizados se mostraram prejudiciais à saúde, como o excesso de sal, gorduras não saudáveis e carboidratos. Para garantir uma alimentação saudável, é imprescindível optar sempre pelo consumo adequado de frutas, verduras e legumes, e evitar produtos muito industrializados.

Beba bastante água

Em média, 70% do corpo humano é composto por água. Por isso a importância de se manter hidratado. A água regula a temperatura do corpo, protege os órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, ajuda nosso metabolismo e ainda protege e hidrata as articulações e células. A maior parte das condições médicas se beneficia desse consumo.

Tenha boas noites de sono

Muitas pessoas sofrem com jornadas de trabalho elevadas e poucas horas de sono, o que contribui para a piora da saúde física e mental, além da descompensação de alguns quadros cardiovasculares, como hipertensão arterial. O recomendado é dormir entre 7 a 8 horas por noite, mas o fundamental é ter um sono reparador.

Cuide da sua saúde mental

Sintomas de ansiedade e depressão podem fazer com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente. Por isso, inclua no seu dia a dia momentos de relaxamento e autocuidado.

Saiba mais sobre o coração

Algumas doenças cardíacas podem ser identificadas pelo aparecimento de alguns sinais e sintomas, como falta de ar, tontura ou desmaio frequente, cansaço fácil, palpitações, inchaço nos tornozelos ou dor no peito, sendo recomendado ir ao cardiologista caso os sintomas se mantenham por vários dias, piorem ao longo do tempo ou surjam muito frequentemente.

Muitas doenças cardíacas podem não apresentar sintomas e só acabam sendo descobertas após exames de rotina, como o eletrocardiograma (ECG) ou o teste de esforço.

Fique atento aos sinais e não demore em procurar ajuda especializada.

Quanto mais sintomas sentir, maior é a probabilidade de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca. As pessoas que possuem mais chances de sofrer com doenças do coração são aquelas que têm antecedentes familiares com problemas cardíacos, os que estão acima do peso ideal, fumam ou possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose.

Principais doenças do coração

As doenças cardiovasculares representam uma das maiores causas de mortes em todo o mundo, ocorrem mais frequentemente em pessoas a partir dos 50 anos, embora possam acometer indivíduos de todas as idades. Na maioria das vezes a doença cardiovascular se dá em razão de hábitos pouco saudáveis. Tabagismo, obesidade, estresse, má alimentação e falta de exercícios físicos estão associados ao surgimento das principais doenças cardiovasculares.

As principais doenças cardíacas são:

Pressão Alta

Insuficiência Cardíaca

Ataque cardíaco (infarto)

Arritmia cardíaca (alterações nos batimentos cardíacos)

Aneurisma de aorta abdominal

Cardiopatia congênita

Angina

Miocardite

Pessoas com hipertensão, diabetes e colesterol alto são mais suscetíveis a sofrer com problemas cardiovasculares caso não se previnam. Por isso, na maior parte dos casos, os riscos de cardiopatia podem ser prevenidos por meio de práticas saudáveis ao longo da vida e realização de check-up junto a um cardiologista com regularidade.

Como prevenir doenças cardíacas

A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool, utilizando estratégias para a população em geral.

A adoção de alguns hábitos e medidas contribui para prevenir o surgimento de doenças cardíacas:

Controlar o colesterol;

Prevenir e controlar a diabetes;

Prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta);

Evitar o fumo;

Evitar a ingestão de álcool ou consumir com moderação;

Manter um peso saudável;

Praticar exercícios físicos regularmente;

Manter dieta saudável.
 

Exames que identificam problemas no coração

O médico cardiologista irá determinar quais exames fazer. Os mais comuns são:

Eletrocardiograma: Verifica os impulsos elétricos do coração, mostrando o ritmo cardíaco. Oferece, ainda, dados sobre o tamanho dos átrios e ventrículos e a situação das artérias coronárias.

Ecocardiograma: Fornece dados sobre o funcionamento do coração, tamanho, forma e movimentos do músculo cardíaco e das válvulas.

Holter: Dispositivo que grava o eletrocardiograma continuamente por 24 horas. Avalia o ritmo cardíaco, a frequência cardíaca e o balanço autonômico do coração, durante as atividades habituais dos pacientes. Muito útil para diagnosticar casos de arritmia.

Monitor de eventos eletrocardiográficos (loop event recorder): Sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma, por meses ou semanas.

Cintilografia: Compara o comportamento das coronárias em cada situação – repouso e esforço.

Cateterismo: Identifica os pontos exatos nas artérias onde o sangue está tendo dificuldade de passar.

Angioplastia: Como no cateterismo, identifica os pontos obstruídos nas artérias coronárias e ainda é possível, durante o procedimento, implantar um stent (dispositivo minúsculo que parece uma mola) para manter as artérias abertas, desobstruídas e evitar um novo acúmulo de gordura.

Consulte um médico regularmente

Além de cuidar dos hábitos de saúde, é imprescindível consultar regularmente um médico de confiança, a fim de prevenir doenças e/ou diagnosticar problemas precocemente.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes