domingo, 22/12/2024
InícioSaúde21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que crianças com a síndrome têm maior predisposição às doenças respiratórias?

Hoje é celebrado o “Dia Internacional da Síndrome de Down” que foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e tem reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas (proposto pelo Brasil). Pessoas portadoras da síndrome têm predisposição para desenvolver doenças respiratórias por alterações craniofaciais, sistema imune desregulado e propensão às alergias respiratórias como rinite*. Neste dia e durante todo o mês de março, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
 

Você sabia que que crianças com síndrome de down têm maior predisposição às doenças respiratórias? Isso pode ser explicado por três fatores*:
 

1 – A Síndrome de Down cursa com alterações craniofaciais que dificultam a drenagem de muco produzido nas vias respiratórias o que facilita infecções.

2 – O sistema imune da criança com síndrome de Down pode ser um pouco desregulado e isto torna as crianças mais vulneráveis às infecções respiratórias. Por isso é tão importante manter as vias respiratórias bem limpas e desobstruídas.

3 – Pessoas com síndrome de Down também podem ter alergias respiratórias, principalmente a rinite alérgica. Nesta situação é muito importante que as narinas estejam sempre bem limpas e sem secreção, pois assim, a respiração fica mais fácil e o tratamento também.
 

As ações de conscientização e prevenção são muito importantes para ajudar na melhora dos quadros respiratórios, principalmente em casos com predisposição a essas doenças“, explica Maura Neves, otorrinolaringologista e médica consultora da Libbs Farmacêutica.
 

Libbs Farmacêutica juntamente com seu perfil @familiarespira.oficial apoia mensalmente o projeto Iniciativa Kids, que atende gratuitamente mais de 80 famílias na cidade de São Paulo — maioria dos participantes são crianças de até 10 anos com síndrome de Down – com foco na inclusão social de pessoas com deficiência desde a primeira infância. O objetivo da parceria é ressaltar a importância no cuidado da saúde respiratória das famílias, incluindo atenção especial para a população com síndrome de Down que tem uma incidência maior nas questões respiratórias. Durante todo o mês de março, a parceria gerou encontros e eventos de conscientização.
 

Uma queixa bastante comum das famílias que têm filhos com síndrome de Down é o fato de frequentemente estarem com obstrução nasal ou fazendo um barulhinho pra respirar. Na minha experiência com a Manu, minha filha de cinco anos com síndrome de Down, vivemos essa situação desde sempre. Hoje, além do acompanhamento com pediatra e otorrino infantil, buscamos manter as vias respiratórias sempre limpas com a ajuda de produtos como o Salsep Jet Kids, Maxidrate e Salsep Lenços Nasais Kids. E como dica boa é dica compartilhada, fico muito honrada de ter a Família Respira levando esse cuidado para todas as famílias do Iniciativa Kids que é meu projeto de impacto social que atende diversas famílias atípicas como a minha. Um carinho sem igual.” — comenta Carla Schultz, fundadora da Iniciativa Kids e influencer digital.

Sobre a Iniciativa KidsAIniciativa Kids é um projeto de impacto social realizado pela Conecta Diversidade que atende mais de 80 famílias com filhos com e sem deficiência na cidade de São Paulo. O projeto acontece mensalmente em locais que nos recebem pro-bono. Os eventos são cuidadosamente preparados para receber crianças e adultos com atividades para todos, incluindo monitorias infantis para as crianças (com e sem deficiência) e palestras para os pais, cuidadores e convidados.
 

Projeto criado e coordenado por Carla Schultz, engajada socialmente na causa das pessoas com deficiência, consultora em Diversidade e palestrante desde a chegada da sua filha Manuela em 2017, uma linda menina que entre muitas características tem síndrome de Down. Carla também é fundadora da consultoria Conecta Diversidade e conselheira da GADIM (Aliança Global pela Inclusão da Pessoa com Deficiência na Mídia e Entretenimento).
 

Famílias com filhos com ou sem deficiência na cidade de São Paulo que estejam interessadas em participar do Iniciativa Kids podem se inscrever aqui:

Link. Acompanhe também pelas redes sociais no Instagram @iniciativakids e @caminhoscommanu .
 

Sobre a Rafaela Fontanetti (Rafa Fonta)20 anos, é atleta profissional de nado artístico adaptado, já conquistou diversas medalhas e participou de competições profissionais no Brasil e exterior (Argentina e México). Atualmente, faz parte do grupo Inspara que promove aulas de nado artístico adaptado para pessoas com deficiência e trabalha na Drogasil como seu primeiro emprego, além de atuar como atriz e modelo. Já concluiu o ensino médio em escola regular e estuda teatro.

Sobre a Libbs  

Com o propósito de transformar conhecimento em saúde, a Libbs é uma farmacêutica 100% brasileira com 65 anos de história. Possui 100 produtos em 200 apresentações nas categorias referência, similares, dermocosméticos, quimioterápicos e biossimilares (anticorpos monoclonais). Tendo o paciente no centro de tudo o que faz, está sempre em busca de formas de inovar e oferecer o melhor em tratamento e serviços. Inaugurou a 1ª planta de anticorpos monoclonais em escala industrial do Brasil, trazendo tecnologia inédita para o país, e produz medicamentos de forma verticalizada, ou seja, do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) ao produto final. 
 

 Seu Centro de Desenvolvimento Integrado (CDI) atua para melhorar medicamentos com foco na adesão ao tratamento e benefício ao paciente e, para isso, ouve médicos, profissionais da saúde e pacientes, e está sempre aberta para desenvolver novos projetos. As especialidades de atuação da Libbs são: cardiologia, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, hematologia e sistema nervoso central. 
 

Com o objetivo de apoiar as pessoas na busca pela vida plena, com informações e serviços sobre saúde e bem-estar, a Libbs fornece o site A Vida Plena. O site é uma iniciativa que compartilha os mais diversos conteúdos acerca das causas, prevenções e tratamentos de doenças que impactam a vida das pessoas.

Referências bibliográficas*: 
Bermudez, B. E. B. V.; Souza do Amaral, M. E.; Silva Gomes, C.; Novadzki, I. M.; Oliveira, C. M. Respiratory and otolaryngological disorders in Down syndrome from one center in Brazil. Am J of Med Gen A, 2021 Aug;185(8),2356-2360. 

Eijsvoogel, N.B.; Verstegen, R.H.J.; van Well, G.T.J. et al. Increased rate of respiratory symptoms in children with Down syndrome: a 2-year web-based parent-reported prospective study. Eur J Pediatr, 2022 Dec;181,4079-4089.  

Chin, C.J.;Khami, M.M.; Husein, M.A general review of the otolaryngologic manifestations of Down Syndrome. Int J Pediatr Otorhinolaryngol, 2014 Jun;78(6):899-904.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes