A Secretaria de Saúde de Cuiabá vai distribuir 20 mil preservativos durante a VII edição da Parada da Diversidade Sexual que acontece neste sábado em Cuiabá, dia 25 de julho. O evento, promovido pela Ong Libles – Liberdade Lésbica e pela Boate Zum Zum, deve reunir cerca de 20 mil pessoas.
A ação da secretaria durante a parada será desenvolvida pela equipe da Coordenação de Educação e inclui tanto apoio logístico como operacional, a exemplo da confecção dos cartazes que serão afixados em vários pontos da cidade.
Na Praça Ipiranga, sábado pela manhã, Wilson de Souza, Claudia Irene e Fátima Pereira, técnicos em Educação e Saúde da SMS, farão a distribuição das camisetas com a arte do evento e, aproveitando o grande fluxo de pessoas, distribuirão também 2000 Kits DST/AIDS contendo preservativos masculino e feminino e folders informativos sobre as doenças relacionadas ao sexo. A caminhada está prevista para começar às 14 horas.
Soraia Maciel, responsável pelo núcleo de DST/ Aids no município e coordenadora de Educação em Saúde, explica que um evento com esta magnitude que reúne muita gente da capital e até do interior e que já faz parte do calendário nacional, é ideal para se fazer um trabalho de prevenção das DST(s) e Aids. E para que o trabalho da SMS tenha o alcance desejado, segundo ela, é preciso atuar também com a diversidade sexual e levar a mensagem a estes grupos que representam, hoje, uma parcela significativa da população.
“Mesmo considerando que hoje não há mais grupo vulnerável, já que a Aids cresce muito entre os heterossexuais e não usuário de drogas injetáveis, é sempre bom fazer prevenção e formar multiplicadores do nosso trabalho junto a este público”, ressalta Soraia.
A VII Parada da Diversidade Sexual ainda conta com a parceria das Secretarias de Cultura, dos Transportes Urbanos, além da co-parceria da ALMT – Assembléia Legislativa de Mato Grosso e da Câmara dos Vereadores de Cuiabá e apoio da SES – Secretaria de Estado de Saúde e de Ongs ligadas a Liberdade Sexual, bem com representantes da sociedade civil organizada.