domingo, 22/12/2024
InícioGeral2 bilhões de pessoas comem insetos e você também pode

2 bilhões de pessoas comem insetos e você também pode

De acordo com a Organização das Nações Unidades 

Qual a primeira sensação que você tem ao pensar em comer insetos? Seu estômago embrulha e você tem vontade de vomitar? Isso pode parecer estranho e nojento, mas insetos comestíveis fazem parte da dieta humana há muito tempo. Em muitas regiões do mundo eles fazem parte das principais refeições e até são vendidos em barraquinhas na rua como um lanchinho rápido.

De acordo com a Organização das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 2 bilhões de pessoas comem insetos regularmente ao redor do planeta. Os insetos acabam indo parar na dieta por uma série de fatores. Primeiro, temos o aspecto cultural de muitos países.

Foto: Shutterstock

Mas, além disso, há pontos como o aumento do custo da proteína animal, o crescimento populacional, as mudanças climáticas, pressões ambientais e a insegurança alimentar que leva a fome em vários países.

TENDÊNCIAS QUE INFLUENCIAM NO AUMENTO

DO CONSUMO DE INSETOS COMESTÍVEIS

Enquanto o consumo de insetos como alimento, prática conhecida como entomofagia, é algo comum na China e em outras nações do Sudeste Asiático, outras partes do mundo começaram a se interessar por insetos comestíveis devido a algumas importantes e influentes tendências.

ENTRE AS PRINCIPAIS, ESTÃO:

Níveis nutricionais: insetos são extremamente ricos em proteínas e calorias que fornecem mais energia à nossa dieta diária. Por isso, são considerados como o alimento do futuro. Compostos feitos com essas proteínas têm ajudado entidades e organizações a lidar com a fome e a desnutrição em vários países, como alguns da África, especialmente os que vivem em guerra civil há décadas.

Foto: Shutterstock

Mercado: visto que os consumidores estão cada vez mais preparados para consumir insetos, a demanda por produtos em que eles são a matéria-prima continua aumentando.


Facilidade de compra: a venda alimentos com base em insetos comestíveis é um nicho bastante lucrativo em sites de comércio eletrônico, como a Amazon. As opções vão de barras de proteínas de grilo e biscoitos de chocolate a farinha de insetos.

CONSUMO DE INSETOS NO OCIDENTE

Por aqui, engolimos tranquilamente algumas ostras escorregadias e gosmentas, cachorros-quentes com salsichas feitas de vísceras desconhecidas e até queijos fedorentos e cheios de fungo. Mas evitamos a qualquer custo comer coisas que possam rastejar, pairar ou saltar na nossa cara.

Parte dessa nossa aversão tem a ver com a geografia, o clima e, claro, os hábitos culturais.

Mas, gradualmente, isso tem mudado. Nos últimos anos, startups e até fazendas surgiram para criar e o promover os insetos como um super alimento rico em proteínas que agrada aos obsessivos pela saúde, a quem se preocupa em consumir coisas ecologicamente corretas e aos ambientalistas.

OS PRODUTOS DEDICADOS À ENTOMOFAGIA

SÃO OS MAIS DIVERSOS POSSÍVEIS:

Fonte: Mega Curioso 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes