sábado, 06/07/2024
InícioBrasil17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico

17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Preservar nosso patrimônio é acreditar no futuro!

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Histórico no Brasil. A Lei nº 378, de 1937, criada no governo de Getúlio Vargas, sancionou a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país. 

O dia 17 de agosto é comemorado como o dia nacional do Patrimônio Histórico desde 1998, e esta data tem como objetivo homenagear o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (que completaria 100 anos em 1998), o primeiro presidente do Iphan. Além da presidência do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade criou a Revista do Patrimônio Artístico Nacional e integrou um grupo de intelectuais entre 1934 e 1945, vindo a se tornar o maior responsável pela consolidação jurídica do tema “Patrimônio Cultural no Brasil”.

A importância de preservar os patrimônios públicos não deve ser compreendida somente num âmbito nacional, mas também em esferas regionais como estados e cidades. Isso devido à capacidade de o patrimônio, seja ele material (prédios e construções) ou imaterial (diversas formas de expressões) auxiliar na formação de uma identidade coletiva e pelo fato de o indivíduo ter um sentimento natural de pertença ao local onde nasceu ou vive; ou seja, que contribui para a nossa identificação e integração numa determinada sociedade.
 
Neste sentido, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais promove este ano a 8ª jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o tema: “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”. A jornada, realizada bienalmente, em anos ímpares, tem como finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Para estar em consonância com o projeto do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a prefeitura municipal de Sacramento vem desenvolvendo juntamente com a secretaria de Cultura o projeto denominado: “Contando e Encantando História” cujo público alvo são “Crianças de todas as idades, adolescentes e familiares, enfim comunidade de Sacramento em geral, que pretendam realizar momentos de lazer, descontração e aprendizado “.
 
O projeto visa a participação na 8ª jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, contando com atividades na  biblioteca a fim de desenvolver o gosto pela leitura e, ao mesmo tempo, desenvolvendo atividades no museu de Sacramento. Essas atividades, por sua vez, visam promover a aproximação com a história sacramentana e também com a de Minas Gerais, na qual Sacramento ocupa um lugar de destaque.

A todos que se sentem representados pela história local e reconhecem a importância do patrimônio na formação da sua própria identidade, um feliz dia do Patrimônio Histórico.

Fonte

Texto: Leonel Guissoni

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes