Ter uma boa noite de sono nem sempre é algo que ocorre com frequência. Diante de uma rotina atribulada, de um cardápio desgovernado e de hábitos que impactam a hora de dormir – como ficar conferindo o celular – é normal que pessoas enfrentem alguns desafios quando se trata de dormir com os anjos.
Quando a interrupção do sono é recorrente, é importante procurar um médico. Em outros casos, incrementar a alimentação com ingredientes que estimulam o sono pode ser uma boa pedida para te ajudar a dormir rapidinho.
Alimentos que ajudam a pegar no sono
© Vladislav Noseek/Shutterstock Vladislav Noseek/Shutterstock
Aveia
É um dos poucos cereais ricos em melatonina – hormônio responsável pelo nosso relógio biológico quando se trata de dormir. Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono.
Leite
Rica em triptofano, a bebida ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo de leite quente 30 minutos antes de deitar.
Iogurte
Uma pequena tigela de iogurte com alguns de seus ingredientes favoritos (frutas picadas, granola…) faz a diferença na hora de adormecer. Isso porque o alimento contém cálcio, que é necessário para o processamento de hormônios indutores do sono – o triptofano e a melatonina
© Robyn Mackenzie/ShutterStock Robyn Mackenzie/ShutterStock
Feijão
O feijão contém um bom punhado de diferentes vitaminas do complexo B, como B6, niacina e ácido fólico, ótimos aliados para o combate a insônia e alívio do estresse.
Mel
O mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita a absorção do triptofano, contribuindo para a sensação de relaxamento antes de dormir. O ingrediente pode ser utilizado para potencializar os efeitos do leite, basta acrescentar uma colherada no leite morno.
Chá de camomila
A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.
© Shaiith/shutterstock Shaiith/shutterstock
Cereja
A frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.
Couve
Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a aliviar tensões para descansar.
Alface
Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.
© CobraCZ/Shutterstock CobraCZ/Shutterstock
Ovo
Boa fonte de triptofano, o ovo também é um aliado das noites tranquilas. Se você servir com uma xícara de chá ou com pão integral, melhor ainda.
Chocolate amargo
Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.
Dicas para dormir bem
- Qual é a melhor posição para dormir?
- Guia do sono: dicas para dormir melhor e causas da insônia
- 10 alimentos para dormir bem
- Fonte:MSN