Dez a cada das tatuagens causam problemas, como infecção, coceira prolongada,vermelhidão, sensibilidade ao sol e cicatriz. Os sinais podem durar de poucos meses e até muitos anos. É o que diz um estudo publicado no periódico científico Contact Dermatitis.
A ideia do estudo surgiu de Marie Leger, dermatologista e pesquisadora da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A médica notou que muitos pacientes apareciam em seu consultório com queixas relacionadas a tatuagens. Marie, então, reuniu outros dermatologistas e o grupo passou um tempo no Centro Park para entrevistar pessoas que haviam sido tatuadas.
Os resultados mostraram que cerca de 10% relataram algum tipo de complicação com suas tatuagens. Na maioria dos casos os sintomas eram simples, como infecções bacterianas, inchaço e coceira. Porém, cerca de seis em cada dez destas pessoas sofreram com problemas crônicos que duraram por anos e só passaram depois de avaliação médica.
"Eu não sou contra tatuagens. Mas as pessoas precisam estar cientes dos riscos envolvido no processo", disse Marie. De acordo com a dermatologista, muitos fatores podem estar relacionados a estas complicações, desde problemas com a tinta, a higiene do local e até mesmo uma reação imunológica ao procedimento.
Os tratamentos vão de anti-inflamatórios a cirurgias a laser para remover as camadas da pele afetadas pela tatuagem.
(Da redação)Veja