A 1a. Dama de Cuiabá e presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – IPDU, arquiteta Adriana Bussiki, foi escolhida pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet/MT para receber o “XII Troféu Mulher Influente no Turismo de Mato Grosso”. Trata-se de um dos prêmios mais cobiçados pelos militantes no setor turístico nacional.
“A Abrajet indica três nomes (em cada Estado) para que apenas um deles seja escolhido na premiação. O nome de Adriana Bussiki teve aceitação unânime, pela força de trabalho que ela desenvolve em seu Estado, com reflexos altamente promissores à área turística”, explica o presidente da entidade em Mato Grosso, jornalista José Humberto Montes Falcão.
Segundo ele, a entrega do troféu acontecerá no próximo dia 24 de agosto em Belo Horizonte – MG, com a presença de outros representantes brasileiros (e autoridades) igualmente destacados nesse segmento. Conforme José Humberto, o evento promete pela magnitude da importância que o turismo ganha no mundo inteiro. “Já com o advento da Copa do Mundo 2014, o Brasil está em destaque internacional. Todos querem saber tudo a respeito das cidades sedes dos jogos e mesmo de outros lugares reconhecidamente ricos em história e diversidades culturais do povo brasileiro”.
Esse prêmio, prossegue o jornalista e presidente da Abrajet em Mato Grosso, “vem fechar com chave de ouro a valorização que os matogrossenses têm perante todo o País”. Ele recorda que, ainda no primeiro semestre de 2009, em março, o prefeito da Capital, professor Wilson Santos, também foi agraciado com idêntica premiação. “Uma prova incontestável de que Mato Grosso tem raízes importantes na área do turismo. E elas são conhecidas e reconhecidas”.
Especificamente em relação à escolha da arquiteta e 1a. Dama Adriana Bussiki, isso se deve à elaboração dos projetos arquitetônicos de sua autoria à frente do IPDU, que enriquecem turisticamente, cada vez mais, a Capital do Estado, enfatiza José Humberto:
“Doutora Adriana é uma das sumidades reconhecidas no setor de arquitetura de Mato Grosso. E seu talento já extrapolou as fronteiras do nosso território, porque vem enriquecer também outros estados vizinhos. Aos poucos, nosso jeito de ser e de cultivar o turismo – pela pujança dos trabalhos de arquitetura e de resgate histórico que ela e outros assinam – se tornou referência e vem sendo copiado de maneira muito positiva”.
Por se tratar de um evento que traz valorização ao turismo, ele convida todos os interessados e militantes nessa área para que participem da entrega do troféu. “É Mato Grosso em destaque nacional. Isso nos envaidece e nos encoraja a ir em frente com mais ímpeto para que o turismo ganhe voo e se consolide estruturalmente com base nos projetos voltados ao setor em terras matogrossenses. Potencial não nos falta, é só olhar de forma abrangente para todas as lindíssimas regiões que compõem esse Estado privilegiado pelo verde da natureza”.