A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel), oficializou na manhã de hoje (20), no Ginásio Poliesportivo do Paiaguás, bairro homônimo, parceria para o desenvolvimento do programa “Segundo Tempo”, implementado pelo governo federal juntamente com estados e municípios. Em Cuiabá, 1,2 mil crianças serão atendidas em seis pólos.
Durante 12 meses, crianças e adolescentes com idade entre 06 e 16 anos participarão de diferentes atividades esportivas. A condição é que todos os inscritos no programa estejam regularmente matriculados em alguma instituição de ensino. Cada pólo receberá kits escolares e material esportivo para execução do programa. A contrapartida do município prevê a manutenção de um coordenador por pólo e dois estagiários de Educação Física, além de local apropriado e alimentação.
“Não há desenvolvimento integral se não houver desenvolvimento físico” afirmou na ocasião o prefeito Wilson Santos. Ele observou que mais uma vez a prefeitura é parceira do estado e da União na execução de uma ação relevante para a sociedade. “Vamos acompanhar e avaliar o programa e o desenvolvimento de nossas crianças”, finalizou Santos.
O secretário de Educação, Desporto e Lazer, professor João Pedro Valente, avaliou positivamente a iniciativa por considerar o esporte algo fundamental para o aperfeiçoamento do ser humano. “A atividade esportiva favorece o espírito de equipe, a cooperação e a disciplina quanto ao cuidado com o corpo e com a saúde”, observou.
De acordo com o diretor de Esportes e Lazer da Smedel, Pedro Luiz Sinohara, além do ginásio poliesportivo do Paiaguás, os demais pólos onde o programa será desenvolvido são os ginásios dos bairros Aroeira, Tijucal, Planalto, distrito da Guia e o miniestádio do CPA.