Nesta data, os Correios saúdam os colecionadores de selos do Brasil, por se dedicarem com amor a este magnífico “hobby”, fazendo dessas pequenas obras de arte que circulam cultura, sua maior fonte de inspiração.
Em 1969, em São Paulo, durante um Congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, ficou definido que o Dia do Filatelista seria 5 de março, dia do aniversário da assinatura do Decreto de 1829, baixado por D.Pedro I, que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras medidas de importância para os serviços postais.
Colecionar selos é um passatempo que mobiliza milhares de pessoas no Brasil. O trabalho do filatelista não se resume a recolher selos e guardá-los. Trata-se também de organizá-los, separando-os de acordo com país, época, tema, variedade ou algum outro critério. Além de colecionar selos, o filatelista se ocupa também dos carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos.
Os selos perpetuam a história e propagam o que de mais valioso um País acumula ao longo de sua trajetória. Em cada tema abordado, uma descoberta, e a certeza do imenso potencial do selo e da missão dos Correios de torná-lo a expressão máxima da comunicação.
Neste dia tão especial para os Filatelistas, os Correios de Mato Grosso desejam aos colecionadores do Brasil pleno êxito no desenvolvimento de suas atividades. Ao viver as emoções de cada motivo de selo postal, o Filatelista promove a divulgação da cultura, da paz e da integração entre os povos de todas as Nações.
Assessoria de Comunicação
Correios – Diretoria de Mato Grosso