quinta-feira, 25/04/2024
InícioArtigosSobre a "cura gay"

Sobre a “cura gay”

Todos aqueles que defendem a chamada “cura gay”, ou que desejam discutir o tema, deveriam assistir ao filme “Boy Erased: uma verdade anulada”. Dirigido por Joel Edgerton e com atuação convincente de Russell Crowe e digna de premiação de Nicole Kidman, traz ao foco uma história verídica que precisa ser mais e melhor conhecida.

O eixo dramático é Garrard, interpretado por Lucas Hedges, um jovem de 19 anos que vive em uma pequena cidade do Estado de Arkansas. O pai, pastor, e a mãe, dona de casa, ficam chocados quando o rapaz revela ser homossexual. Aconselhado pelos membros mais velhos da comunidade, o pai decide pela internação em uma clínica.

E assim somos imersos nas ações terapêuticas que oferecem a “cura” da homossexualidade. E elas passam por diversas camadas: a postura física, o levantamento de antecedentes familiares, o mergulho em si mesmo na busca de “desvios” e práticas grupais em que cada “paciente” é levado ao limite de suas forças.

O tom frio e distante do filme contribui muito para que não se caia no melodrama, o que prejudicaria o resultado final. O que se tem é a visão de dentro do processo de um jovem que teve forças para relatar o que viveu. Acima de tudo, a obra alerta que não se trata de “aceitar” ou “conviver” com os gays. Trata-se simplesmente de entender que seres humanos são diferentes em muitas coisas, inclusive nas preferências sexuais. Por que isso pode ser tão difícil para muitos?

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enviado por Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um + três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes