Caravana da transformação de MT começa hoje os atendimentos em Peixoto de Azevedo

Pelo menos mil pessoas serão atendidas no primeiro dia do evento

A segunda edição da Caravana da Transformação chegou a Peixoto de Azevedo (a 690 km de Cuiabá) nesta terça-feira (06.09) e pelo menos mil pessoas já garantiram os atendimentos em saúde. Neste primeiro dia, serão realizadas consultas e exames e as cirurgias começam a ser marcadas. A previsão é realizar 300 cirurgias de catarata, pterígio e Yag laser por dia, a partir desta quarta-feira (07.09).

A Defesa Civil preparou a logística do evento, garantindo conforto e segurança àqueles que vierem à Caravana, que ocorre na Vila Olímpica de Peixoto. “Planejamos um local capaz de receber todas as pessoas que vierem. Toda a parte de segurança e saúde foi bem planejada e está a postos. Convidamos que a população venha e conheça os serviços que o Governo do Estado está trazendo, trabalhando para garantir dignidade à população do Nortão”, afirmou o tenente-coronel Abadio da Cunha, secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil.

Além da população de Peixoto de Azevedo, são aguardados moradores de outras 16 cidades do entorno, atendendo demandas antigas da região. “A Caravana realmente transforma. Somos um centro regional com uma demanda muito grande e hoje temos em mãos esse desafio. É uma quantidade de pessoas enorme e estamos prontos para atender. É uma honra para Peixoto de Azevedo. É o governo vindo ao encontro dessas demandas e agradecemos muito por essa atenção”, disse o prefeito de Peixoto, Sinvaldo Brito.

A Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com a Vigilância municipal, começou o trabalho de análise e adequação às normas sanitárias nacionais da Caravana antes mesmo do início do evento. A coordenadora da Vigilância no estado, Tatiana Belmonte, já está com a equipe a postos, realizando várias inspeções por dia.

“A vigilância monitora o evento em todas as ações de saúde e de interesse à saúde. São ações que vão desde a qualidade dos alimentos e da água, até as ações do centro cirúrgico. Estamos em parceria com a vigilância municipal de Peixoto para minimizar qualquer risco em todo o ambiente. A população pode ficar tranquila que as ações para garantir as normas de vigilância estão sendo feitas o tempo todo”, garantiu Tatiana.

A Caravana

A segunda edição da Caravana da Transformação ocorre na Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo (a 690 km de Cuiabá) entre os dias 06 e 15 de setembro. As consultas em oftalmologia seguem até o dia 13. Já as cirurgias serão feitas até o dia 15 para aqueles que já estiverem agendados.

Além dos atendimentos em oftalmologia, a Caravana oferecerá capacitação a agentes locais em HIV/DST, nos dias 08 e 09 de setembro, e capacitação em Hanseníase entre os dias 13 e 16 de setembro. Equipes da Escola Técnica de Alta Floresta, parceira no evento, também estarão à disposição para aferição de pressão arterial, realização de exames de glicemia, pesagem e cálculo de IMC e orientações gerais em saúde.

O Governo de Mato Grosso levará, ainda, serviços de cidadania nos dias 09 e 10. Para a segunda edição, estarão disponíveis a emissão de documentos, confecção de CPF, RG, Carteira do Pescador Amador e Carteira de Trabalho. Também haverá orientações sobre o combate à violência contra a mulher, encaminhamentos para vagas de emprego via programa Emprega Rede e muitos outros.

Pármenas Alt28,044 Postagens

A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.

Deixe um comentário